Se ainda não está registado clique aqui
João Silva, atleta residente na Praia de Mira e natural de Cantanhede, esteve presente pela primeira vez neste certame, após a sua estreia em 2011 em palcos internacionais, nos europeus de Gent, na Bélgica.
Com uma lesão sofrida no treino, a uma semana de embarcar para o mundial, esteve por um fio a participação do atleta gandarês. Mas com uma semana de recuperação, fisioterapia e treino condicionado conseguiu embarcar à conquista da melhor prestação possível.
Segundo as palavras do atleta, o mais difícil era não corresponder às expectativas de todas as pessoas e entidades que se reuniram em torno do seu sonho e que o apoiaram na caminhada rumo à participação neste campeonato mundial de atletismo.
Logo no primeiro dia dos campeonatos, disputou-se a prova de corta-mato, na qual conseguiu o 8º lugar. Foram 8 km disputados na sua totalidade sobre neve, com uma temperatura de seis graus negativos.
Cinco dias depois, a fechar os campeonatos, João Silva voltou a calçar as sapatilhas de competição, para correr a prova de meia-maratona, cuja distância é de 21,097m. Também com temperaturas negativas, que oscilaram entre menos dois e os zero graus, o João completou a prova no 15º lugar, com o registo de 1h21min19seg, a sua melhor marca de há 15 anos a esta parte, o que demonstra a forma cuidada com que o atleta se apresentou nestes campeonatos.
Ainda a recuperar o fôlego da conquista de mais um objectivo da sua vida desportiva, o João está já a traçar planos com vista à participação nos europeus de ar livre, no verão, que serão disputados numa organização conjunta da Alemanha, Polónia e Republica Checa, de 15 a 25 de Agosto.
No percurso para o europeu irá realizar algumas competições de estrada e de pista, nas quais tentará alcançar as melhores marcas pessoais.
João Silva é também o organizador do Grande Prémio de Atletismo da Praia de Mira e Diretor de Competição da Prova.